Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze
Nome popular: Araucária, Pinheiro-brasileiro e Pinheiro-do-paraná .
Família: Araucariaceae
Divisão: Gimnosperma
Origem: Nativa não endêmica
Ciclo de vida: Perene
Ocorrência: Ocorre majoritariamente na região Sul do Brasil, mas também sendo encontrada no leste e sul do estado de São Paulo, sul do estado de Minas Gerais, principalmente na Serra da Mantiqueira, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro e em pequenos trechos da Argentina e Paraguai
Descrição: Sua origem remonta a mais de 200 milhões de anos, desde que os continentes americanos e africano eram unidos, e posteriormente foi disseminada pela América do Sul, desde a Argentina até o Nordeste brasileiro.
Conífera dioica, perenifólia, heliófita, pode atingir alturas de 50 m, com um diâmetro de tronco à altura do peito de 2,5 m. Sua forma é única na paisagem brasileira, parecendo uma taça ou umbela. Ocupando uma área original de 200 mil km², a partir do século XIX foi intensamente explorada pelo seu alto valor econômico, dando madeira utilíssima e sementes nutritivas, e hoje seu território está reduzido a uma fração mínima, o que segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) coloca a araucária em Perigo Crítico de Extinção.
​
Bibliografia: Araucária
Tr: TraqueÃde, R: Raio
Tr: TraqueÃde, R: Raio
Tr: TraqueÃde, R: Raio
Tr: TraqueÃde, R: Raio
Tr: TraqueÃde, R: Raio
Po: Pontoações
Po: Pontoações